
As atividades de construção civil em estaleiros envolvem vários riscos, podendo resultar em acidentes quando não são tomadas as medidas de segurança necessárias. As quedas em alturas, os esmagamentos e os soterramentos são os principais acidentes no trabalho. No entanto, a aplicação de medidas preventivas pode garantir a segurança de todos nos estaleiros.
Implantar as medidas de segurança é uma obrigação de todos, não só das entidades empregadoras ou dos trabalhadores. Nesse sentido, a lei portuguesa é clara quando define as responsabilidades e direitos dos intervenientes nos estaleiros.
A nossa Missão é proporcionar soluções de proteção e de segurança em ambiente de trabalho, fundamentadas em avaliações sistemáticas dos riscos, das condições de trabalho e na escolha criteriosa da qualidade dos equipamentos de proteção aconselhados. Contribuir assim para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
Convidamos alguns profissionais de referência em higiene e segurança no trabalho, especialmente a atuar no setor da construção civil, para uma conversa informal sobre o ponto de situação neste setor. Conversaremos sobre aquelas que são as atuais e futuras preocupações e dificuldades, e soluções que se tem encontrado para combater as mesmas.
Destinatários: Os especialistas, técnicos, professores, estudantes e outros profissionais, nacionais e estrangeiros, cujo interesse incida na conceptualização e na análise do risco; na previsão, prevenção e mitigação das consequências de catástrofes; no estudo de casos de plenas manifestações; em diferentes domínios da educação e que visem promover o exercício de uma cidadania ativa, no que se refere à prevenção dos riscos e à mitigação das suas consequências, quando porventura estes se manifestarem.