
Eng. Pedro Tiago Costa
- Gestor de Segurança
- Cunha Soares SA
Encontra-se a frequentar o Mestrado em Engenharia Humana da Universidade do Minho.
Possui uma Licenciatura em Engenharia de Segurança do Trabalho – ISLA-GAIA e uma Pós-Graduação – Engenharia de Segurança do Trabalho e em Meio Ambiente – Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro Brasil.
Ainda noutras vertentes soma uma formação no método de Investigação de Acidentes SOLOGIC “Análise de Causa Raiz” – Brasil, curso de “Formação Pedagógica Inicial de Formadores” e Curso de formação “Gestão integrada Qualidade, Ambiente e Segurança”.
É neste momento Coordenador de Segurança do Trabalho – Cunha Soares & Filhos S.A. em projetos de construção de linhas de alta e muita alta tensão e subestações com projetos a decorrer (Portugal, Alemanha, Holanda, Suécia e Finlândia).
Na sua experiência profissional contam-se ainda passagem pelo Grupo Trivalor como Auditor e Formador e uma longa e enriquecedora passagem pelo território angolano entre 2010 e 2016, onde trabalhou como Engenheiro de Segurança do Trabalho, na ODEBRECHT INTERNACIONAL, como Responsável Segurança no Trabalho & Ambiente no Grupo Mota-Engil, como Coordenador Regional de Higiene e Segurança do Trabalho da empresa Grupo ELEVO e Responsável Segurança no Trabalho & Ambiente no ISQapave.
Aglomera uma grande experiência no domínio da formação externa com passagens pelo Grupo VivaMais, Grupo Trivalor, SeguriHigiene, K-Med e Produtiva, para além de uma alta experiência como formador interna nas várias organizações pelas quais passou.
Sessions
-
“Desafios de trabalhar em altura.”
As quedas em altura constituem a causa mais comum de lesões e mortes na indústria da construção. Entre as principais causas de acidentes estão os andaimes ou plataformas sem guardas de segurança, ausência de um arnês de segurança corretamente colocado, telhados frágeis e escadas que não são adequadamente apoiadas, posicionadas e fixadas. Vejamos com o Eng. Pedro Tiago Costa os desafios que mais são colocados e como se tem solucionado os mesmos.